Dicas da profissão

Como executar a limpeza correta do filtro de ar do motor, quando permitido pelo fabricante

Por nosso amigo Edimilson Sabino*  

 
Componente de suma importância para o bom funcionamento de um motor, o filtro de ar em má condição de conservação e ou de manutenção incorreta pode acarretar sérios danos ao motor, uma vez que, como o próprio nome diz, ele é o responsável por filtrar o ar, impedindo que as impurezas cheguem ao motor. Sendo assim, vamos dar algumas dicas de limpeza dessa peça.

Quando o fabricante informa que é permitido realizar a limpeza do filtro, é preciso saber que esse componente não pode colidir com outro objeto, pois essa ação poderá danificá-lo. 
Para a limpeza correta, deve-se utilizar ar comprimido livre de umidade (água). Seu compressor deverá ter um dessecador instalado para não molhar o papel filtrante, pois caso isso ocorra, ele poderá rasgar e, consequentemente, não filtrar mais nada.
Outro ponto importante é que o compressor deve estar calibrado a uma pressão aproximada de 30 LBS, pois se a medida for maior, poderá danificar a micragem do papel, abrindo e, até mesmo, rasgando-o.
Observado esses pontos, realize a limpeza a partir do lado interno do filtro, em movimentos verticais, forçando a sujeira a sair por onde ela entrou. Em hipótese alguma, realize a limpeza da parte externa para a interna, porque ao invés da sujeira sair, ela irá entrar. Ao término dessa ação, passe um pano na área externa e monte-o no compartimento do filtro de ar do motor.
Por fim, lembre-se de sempre seguir as informações contidas no manual de operação e manutenção fornecido pelo fabricante do equipamento.

Deixei seu comentário e compartilhe.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.